terça-feira, dezembro 04, 2007

romanos again

hi : ))

Bom jour a tous : ))

Cá tou eu ca numeração romana again, epah gosto disto, é tuuuuuuum giro. Bom o q vos venho contar é q minhálmatáparba : ))

Ataum n é keu n me lembrava como se escrevia 4.000?? Ataum fui ao google, usei este conversor , e introduzi o nº 4.000, fez a conversão e tal e assim e apresentou me este resultado: MMMM.
Para estes senhores 4.999 escreve se assim – MMMMCMXCIX -
TÁ MALI, pq em numeração romana a regra proibe nos de repetir mais q 3 vezes a mesma letra.

Como axei bués istranhu andei a kuskar os sites de numeração romana. Qual num é o meu ispantu, q quase todos eles só vão até ao numero 3.000 – MMM...

Será q tumem num sabem mais?? Pelo menos deixabam a cousa mais completa e íam até 3999 – MMMCMXCIX né?? Só pa mostrar q sabiam e assim!! Berdade seja dita q ficabam mais bem bistinhos né?

Bom, voltando àvacafria, o numero 4.000, q se escreve assim IV , só q c um hifem por cima como mostro nesta imagem:

Estaindes a ver?? O hifem por cima de uma letra, multiplica esse numero por 1.000, mas atention pq o hifem só é colocado em cima da letra apartir do 4.000 :))

Tumem axei surpreendente a teimosia de algumas pessoas, q ateimavam q 4.000 se escrevia MMMM, ou seja uma das principais regras foi completamente abolida dakelas cabecinhas.

Resumindo: eu sei mais q uma xabala de 10 anos : )))))))))))))))))))))))))

Ficainde benhe e fazeinde o fabor de serem felizes

Xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tus todos da lua

Sandra.

14 comentários:

Vício disse...

convenceste-me a comprar um chapéu com o formato de hifen para me valorizar um pouco!

(mal de ti se não soubesses mais que uma chavala de 10 anos :P)

Sandra. disse...

:))

premetes me biciante q mal tenhas o hifen em cima metes essa lingua pa dentro duma veix por todas ??:))))

veijokaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas pa tu da lua

(ya ya, tens razão, eu sei algumas coisitas amais q uma nininha de 10 aninhos, mas faço ósconta q num sei ;)))) )

Pinguim Alegre disse...

Então e qual é o valor do ñ???

Vício disse...

e também vais pedir para eu deixar de rodar os olhos?

acho que não prometo! :P

Sandra. disse...

:))

valor do ñ???
ataum num tázaber ké nhe pahzito!!
tá na cara, senaum repara:

CARIÑO - :)))))))))))))))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

oya, agora q falas nisso é q reparei (cof cof cof) q ozoyinhos rodam O:)))))))

ai premetes premetes :) é pa lá de bués feio mostrar ma lingua :))

veijokaaaaaaaaaaaaaaaas pa tu biciante

Vício disse...

pelo vistos a língua irrequieta perturbou-te mesmo!! :d

Sandra. disse...

:))

ai desta veix é pa dentro ( :d )??

toutaber ;)))

e eu lá soy gaja de pertubações?? lolol...soy mui trakilha :))

veijokaaaaaaaaaaaas

Nanny disse...

eheheheh

Sempre adorei nº romanos, mas acho que não sabia mais de MMM :P

Beijocas

Rafeiro Perfumado disse...

Essa informação vai mudar a minha vida! Imagina que vou parar a uma ilha deserta. "Então, como vamos sair daqui?", "não faço ideia, mas se me perguntares como se escreve 4.000 em romano, tungas, já está!"

Sandra. disse...

:))

Pois nannyzeca, foi cumamim, xeguei ó 3.999 e ingasguei, bou á net ber a cousa e kal num é o meu ispanto q são todos comamim, só bão té ó 3999...

passei no xat e perguntei, sabes kal a resposta?? MMMM - 4.000...daaaahhhhhhhhhhhhhh...a regra das 3 letras sempre soube por isso ateimava q n podia ser, foi um memento benito ;))))))))))))))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

Loladaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

mas pensa comigo raf, se ficasses in casa a istudar/relembrar a numeração in vez dires pá ilha já n tinhas esse probrema :))))))))))

besuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

Anónimo disse...

:))

As coisas que aprendo contigo, mulher!
Já me decidi. Vou largar o wrestling à americana e inscrever-me na luta greco-romana, lololol.

Abreijusssssssss
HM

Sandra. disse...

:))

lolol masoya se pracasu bires per lá, nas lutas greco romanas) um deus grego é meu okis??

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua