segunda-feira, novembro 26, 2007

numeração


hi :)

O meu gajinho mais quenito ontem óspois jantar disse me:

- mãenhe bais ter q me corrigir akilo da numeração romana.
- okis, bai buscar pá mãe ver.

E lá foi ele todo cuntente :)) Estavamos todos á mesa, sim o meu pai tumem, desde q estão cá em casa levanto o duas vezes por dia :)) okis okis bou falar ataum um cadinho dele.

O meu pai, ou mihor, o estado do meu pai parece estar estacionado, n há grandes novidades, tirando as infecções urinárias q vai fazendo, acho q é de conhecimento geral q uma pessoa q esteja algaleada tem ma grande keda pa infecções.
Está c outro animo craro :) o ké optimo né, mas tem ma cena q n curto nada, meia volta amua e vou vos dizer q um destes dias amuou de tal forma q n tomou medicação nesse dia, haja paxorra né?? ahhh e nada de manchinhas na pele, tá c pelzinha de boneco :))

Voltando á numeração, sim pq foi a causa de nos ispankar mos unzózoutros :)) começamos pelo nº 499

- filhinho este tá mal, num podes fazer 500 menos 1, tens q escrever quinhentos menos cem, CD, assim como noventa é 100 menos 10, XC.
- olha lá (diz o meu pai) estás a ensinar mal isso...
- taum?? vais dezer q num é CDXCIX??????????
- o menino fez bem, é 500 menos 1 - ID
- Poisé poisé, tens razão (diz a minha mãe como seu istranhasse vê la do lado do meu pá)
- n olhes para mim q já n me recordo (disse o meu ju mui aflitinho...ihihihi))
- eiiiiiii ó mãe q cena, já n faço numeração romana há bués!! (diz o meu gajito mais velho candu o oyei de ladecus)
- q tristeza, q rica familia pracasu, andaindes todos a falhar os coisos (medicação), se num sou eu bem morriam todos á fominha...
- olha lá ó inteligencia artificial pq n vais á net ver??
- xiu má, num são vocês q n curtem a net?? ataum num me pikem :))) eu sei ké assim como eu digo emainada, e estaindes me a baralhar o nininho. Daaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...q cambada credu!!!
- mãenhe a professora ainda n ensinou!
- pois filhinho, mas vais aprender n te preocupes okis?? a mãe ainda se lembra da numeração romana até 3000 :)))))))))) sem singanar, só me falta relembrar o 4000 :))
- :)) (sorriu confiante! embora já nem estivesse a ver mais ninguem excepto a mãe q sou eu própria)
- Amor faz como a mãe te disse: 500 menos cem, cem menos dez, e dez menos um. CDXCIX = 499

Enquanto eu ajudava um dos meuzamores maiores do mundo c o resto da numeração o resto do ppl num se calaba, corregi tudo e tava quase tudo bem, esbarrou se no 999, n vos conto o q aconteceu pq n vale a pena, desatamos á istalada. Depois de finalmente arranjar um cadinho pa acabar de ajudar o meu gajinho sossegado, tratei de arrumar a cozinhita e meti todos na cama, mas eles continuavam a discutir sobre o raio da numeração, nem a ver o gato fedorento se calavam credu, tive q vir á net, fazer o frete de confirmar q eu é q estava certa :)) óbvio q xeguei perto deles e gritei:

- yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, estainde a ver?? eu é q sei...óspois dizeinde me em q escola andaram pa eu n colocar lá nenhum dos meus filhos :)) onde já se viu escrever 999 assim: IM ?????? pffffffffffffffffff...é exactamente como disse anteriormente pah's :) mil menos cem + cem menos dez + dez menos um = CMXCIX...durminde q o vosso mal é soninho :))

Perguntei a mais umas pessoas se sabiam, mas poucas me responderam correctamente.

conclusão: eu tô pá numeração romana tal kal a inteligencia está pa mim :)))

fikainde benhe e fazeinde o fabor de serem felizes :))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa todos da lua

Sandra.

17 comentários:

Vício disse...

até hoje estou para perceber porque é que ainda ensinam isso! nem é usado no dia a dia!
mais valia ter aulas de caligrafia como antigamente!

Pinguim Alegre disse...

Espera lá mas o desenho tem 501 pontinhos...

lol

bjs

Anónimo disse...

N�o tem naaaada a ver mas n�o resisto contar-te a conversa do meu filho h� dias.
-� mam� o que s�o celulas?
eu curiosa com a pergunta:
- celulas? ent�o celulas s�o umas coisas muita pequeninas que n�o conseguimos ver mas das quais � feito o noss corpito. O nosso corpo � feito de celulas.
- ah. pois eu sei. eu j� senti as minha celulas

(uh!?? n�o esquecer que o miudo s� tem 6 anitos)

- j� sentiste??
- sim, na pila.
- o qu� j� sentiste celulas na pila?
- sim, estas duas bolinhas s�o celulas; aqui nesta parte (apontando) que parece um c�rebro.

ep� n�o sei que parte da conversa me deu mais riso!!!!!!!!!! :)))))

bjinhos.
Mia

Sandra. disse...

:))

oras biciante, just pq é impertante saber :))

oya eu nasci em MCMLXXI :) e tu hã??

veijokaaaaaaaaaaaas pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

ronggggggggggggg gajinho a preto e branco, tem memo CDXCIX...ihihihih

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

miaaaaaaaaaaaaa maria :)

6 anitos né?? e já te diz essas cenas assim?? aguarda té ele ter maisalguns e bais ber :))))))))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Fallen Angel disse...

Começo por ficar bem agradado com as melhoras do teu pai. :-)

Agora quanto ao resto.. bem, em minha defesa só posso dizer que sou de Letras! ;-)

Beijos grandes.

Vício disse...

eu nasci em COIMBRA

Sandra. disse...

:))

bigadu anjito pelo teu agrado :)

tu de letras, eu de tudo um cadinho, enfim, soy ma gaja do mundo ;)))))))))))))))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

e yo nasci na maternidade :)) imbrulhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :PP

xinhocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas pa tu da lua

Rafeiro Perfumado disse...

Isso de aprender uma língua morta tem muito que se lhe diga, por muito que a enterrem continua a estrabuchar! beijoca!

HM disse...

:))

Tu tás é pra numeração grega, ora!
Respeitinho pelos mais velhos. Têm sempre razão!

Cá pra mim desconfio que quem anda na net são os teus pais, só que usam nekos diferentes, à antiga...
Repara: ID = :P
Já pensaste nisso, ó inteligente?

Abreijusssssssss
HM

O Micróbio II disse...

Há muita gente aí por casa que necessita de regressar à escola...

Sandra. disse...

:))

Eu curto a numeração romana, há bués memo q n a usava, mas descobri ma cena :)) é como andar de bicicreta, nunca mais siskece :)))

bejuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Sandra. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra. disse...

:))

ó mecinha eu num sou romana, soy grega átirar pó deusa ihihihihihi

diz kumé keu posso respeitar os mais belhos seles são tuuuuuuuuuuuuuum teimosos dizes?? só ispankando os os acalmo ;))))))))))))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

ai miau, nem te passa a quantidade de malta q satrapalha bués ca numeração romana.

mas sempre foi assim né?? pké kagora habia de ser difrente hum??

bejuuuuuuuuuuuuuuuuuuus meus