quinta-feira, novembro 22, 2007

hi :)

Faleceu o meu tio esta segunda feira, ADEUS TIO DESCANSE EM PAZ, a cerimónia funebre foi na terça. Faleceu sem q nós tivessemos a possiblidade de o ter visto nem q fosse uma só vez c vida, em parte por falta de tempo (raios!!), pois tudo está a acontecer mui rápido e por a filha dele ter proibido a visita da minha mãe ao lar. Dizia ela quando a abordavam sobre isso q a presença da minha mãe mesmo q por telefone o agitava demais, pois a determinada altura depois da morte da minha tia, este meu tio criou tipo uma veneração pela minha mãe, xamava a de santa. Em parte compreendo, se fosse este o verdadeiro motivo, mas tenho quase a certeza q n foi pois pelos telefonemas q a minha mãe recebia dela...!!!

É sobre isto q vou falar hoje, pois estou bastante impressionada. Ele foi cremado. Q coisa mais fria. Foi a primeira vez q assisti a uma cremação, mas é tum estranho, axei tudo tão gelado, quase q sentia uma total ausencia de sentimentos, até meus, pois estive intrigada/xocada do inicio ao fim.

O corpo foi levado para uma sala onde se ouvia musica de fundo, uma sala vazia, sem uma unica flôr, só havia uma porta q só fixando uma das paredes se via pois era em tijolo como a parede, foi por essa porta q dois homens vieram buscar o corpo e o levaram para sempre.

Eu n aceito bem a cremação, talvez pq cresci a ver todo akele ritual nas cerimónias funebres, o atirar a flôr para dentro da campa, ou até um bocadinho de terra, um ultimo ADEUS ao ente querido, para mim todos estes pequenos gestos são o tomar de consciencia dos q ficam para c qm parte deste mundo. Eu sei q é simplesmente um corpo, mas quando estamos a velar por alguem sabemos q o corpo está ali, perto de nós, debaixo de terra, mas tá lá.

O q mais me intrigou foi saber q as cinzas só seriam entregues no dia seguinte. Porquê?? N axo isto normal, se calhar sou desconfiada comó caraças, mas qm me garante q as cinzas q vão entregar no dia seguinte são as do meu tio?? qm garante q o q vão espalhar no roseiral é o corpo do meu tio? enganos acontecem, prepositados ó naum.

Yep, estoy bastante impressionada pois n era esta a vontade do meu tio, ele n queria ser cremado. (assim como naum queria ir para um lar...vontades q n foram cumpridas e q me fazem pensar)

Vão me dizer q o importante é o q temos dentro de nós, as memórias q guardamos de qm parte, okis tudo bem, mas eu axo q o facto desta tradição (sim para mim uma cerimónia funebre c direito a corpo numa campa é uma tradição c pa lá bués de anos, é a ultima MORADA dakele corpo) estar a caminhar a passos largos para o seu término assusta me pq akeles sentimentos q são libertados jamais serão os mesmos, assusta me pensar q a cada dia caminhamos mais e mais pá frieza. Mas é craro q soy eu a pensar alto né, até pq nada disto do q estou a pensar é verdade. Morreu?? okis, duas lágrimas de ADEUS e xau até ao próximo encontro, se realmente fôr verdade q nos encontramos do outro lado. Mui gelado pá minha moina!!

N me sinto capaz de mandar cremar alguem, n sinto.

sorry

fikem bem e sejam felizes

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tus todos da lua

Sandra.

6 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Curiosamente, é o que quero que façam comigo. Não te vou convidar, portanto...

Beijoca e ânimo, Sandra.

Fallen Angel disse...

Os meus pêsames, querida Sandra. *

Sandra. disse...

:)

ataum oya, num cumbides keu tumem num te cumbido pó meu, é pó q tá e amor c amor se paga :PP

Ó gajinho, sou ma gaja q baloriza ( se calhar demais ) tudo q é sentimento, do meu jeito craro, e n te vou dizer q n gostei pq essa palavra é horrivel aplicada a um funeral, mas foi tum diferente, tum frio...oya q já pensei em n assistir a mais nenhuma cremação, n curti nada mesmo o q senti, o q ozoutros sentiram ou sentem n me diz respeito.

besuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu

Sandra. disse...

:)

bigadu anjito lindu :)

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

HM disse...

:))

Sandra
Espero que o meu comentário não te pareça ainda mais gélido do que a cerimónia a que assististe.

Se há coisa em que acredito relativamente à morte é o DESTINO.
A única certeza que o ser humano tem sobre a sua existência é que um dia irá morrer. Isto é básico!!
Quando, como ou onde desconhemos, mas estou convicta que quando chegar a minha vez tanto fará estar em casa, na rua, no avião, no carro....... e poder-te-ia dar exemplos bem reais de como estas situações são mesmo assim.
Sempre encarei a morte de forma distante e indiferente. Melhor, nunca encarei nem encaro a morte. Nem penso nisso sequer.
Tal como o Rafa, também eu quero ser cremada. E não me interessa se aquele pó que entregarão à família é meu ou do gato, é-me igual.
Não é a cremação que impede as despedidas. Mas é um facto que não me apetece ficar a poluir o ambiente nem a ser um fardo coberto por uma treta em pedra, granito ou mármore a que chamam campa, sepultura, o que fôr....
Não quero que ninguém se sinta obrigado a lavar a dita, colocar flores e acender velas. E não exagero ao dizer "obrigar", quantas vezes fazem sala de visitas apenas no dia dedicado aos que já lá estão! Detesto isso!!!

Lamento a tua perda, todos nós já tivemos alguma e nunca será a última. Uma vezes dói mais do que outras, mas dói sempre, afinal é irreversível.........

Abreijusssssss
HM

Sandra. disse...

:))

penso q mais gélido q o q senti o teu comment naum é :)

eu respeito e entendo o teu ponto de vista gajinha, isso é q é importante, só q n sou capaz, ainda, de aceitar tudo c estupidez natural, ki ça um dia eu tenha memo q aceitar né?? q esse dia demore bués pa xigar senaum tou feita num oito :)

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua