terça-feira, junho 12, 2007

A verdade

hi



10H da manhã, o meu pai ligou, a confirmação do que não queriamos que acontecesse, vai amputar a perna.



Saí imediatamente para o hospital feito louca para apanhar o médico para saber de tudo pq o meu pá estava e está desesperado/perdido com o destino, ele diz q n ker viver...



- drº...(sabem o que é falar com os olhos??)

- sim Sandra, o pior...

- tem que ser?

- (encolheu os ombros)...logo agora que estava a correr tudo bem com o pé...

- pois drº...como isto aconteceu??

- Sandra o seu pai tem uma doença muito grave...a arteriosclerose...

- ???

- Já levei o seu pai a fazer uma geografia (n sei se tá bem escrito)...

- um exame ás veias, e drº?

- as veias da perna do seu pai "calcificaram" (n sei se este termo é correcto pq o drº utilizou outro, mas vai dar ao mesmo), deixou de haver circulação do joelho para baixo...

- n se pode fazer um bypass?

- não, pq as veias do joelho para baixo são muito fininhas e as do seu pai estão secas...(aqui fez me um desenho de uma perna inteira e explicou me tudo)

- mesmo mexendo na artéria da coxa??

- essa é outro problema, eu coloquei lhe uma prótese pq as artérias dele já estavam "entupidas" a meio, pus lhe o sangue a correr fazendo uma emenda em forma de meia lua c a prótese, mas mesmo esta agora está bloqueada, pois tem sangue coagulado a impedir a passagem para a parte debaixo da perna, ele tá agora com medicação para colocar o sangue mais fino...

- para??

- bloco...

- doutor, a doença do meu pai, era a ela que a nossa médica de familia se referia quando me disse que n sabia o tempo q o meu pai estaria entre nós?? referindo se a 1 mês, 6 meses, 1 ano??

- era...

- então a arteriosclerose é uma doença pior q um cancro??

- é...no aspecto de q um cancro é localizado e a arteriosclerose não, espalha se por todo o lado e é impossivel saber onde vai atacar...

- (silencio)

- mas n pense assim, pense antes em pq não 5 ou 10 anos...

- complicado drº...posso perguntar mais uma coisa? o facto de o meu pai fazer uma segunda amputação da perna assusta nos, pois por norma, se assim se pode dizer, significa uma curta esperança de vida, ou melhor, vamos tê lo mui pouco tempo connosco?

- N, a amputação da perna n tem nada haver c o tempo de vida, a doença GRAVE q tem é q comanda...



O meu pai sabe de tudo, o médico esteve c ele e explicou lhe tudo, fazendo lhe desenhos tambem para um melhor entendimento.

Eu tinha um feeling q este médico tinha tacto pa lidar com os seres humanos e n me enganei, ele realmente foi de uma cordealidade espectacular, aliás o meu pá disse me q têm sido todos espectaculares c ele, até aquele enfermeiro-chefe c qm tive o problema...



N preciso de dizer o estado em q ele está né?? a minha má está q n se aguenta, tem feito filmes da cabeça dum tinhoso, de terror...

Eu? n sei como tou, n quero saber, n me interessa, o importante é conseguir estar ao pé do meu pai e acarinha lo o mais q posso...Deus permita q o sofrimento em q está acabe e q o deixe connosco descansado por mais tempo...

Ainda tenho a esperança de vê lo sentado acreditam?? onde vou buscar esta ideia?? tb n sei mas tenho a.



Falei c um amigo paramédico, q me disse outra vez aquilo q eu já sabia, pa me preparar e lhe dar conforto...como me posso preparar????? como alguem pode estar preparado para o pior de tudo???? A única coisa q digo é q terei q aceitar os designos da vida, recuso me a pensar no q poderá acontecer...O meu pai tem 62 anos...

sorry

bjus pa tus todos

Sandra.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sem palavras, apenas.... FORÇA!!!!

Sandra. disse...

havemos de recuperar mais esta...n sei quando mas havemos...

ainda hoje, quando estava c o meu pá, comentavamos c duas senhoras q a vida é assim, ela (vida) n tem q se adaptar a nós, nós é q temos q nos adaptar a ela...filha da mãe, prega nos partidas q n esperamos, parecem prepositadas sabes?? mas qm ri por ultimo ri melhor...

bigadu pela força gajinha, hoje é mui bem vinda, tou memo necessitada de "ir á fonte" busca la de qq maneira...n mimporta como mas vou conseguir traze la, tenho q conseguir...

bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Anónimo disse...

Uma fase mt ma q estao a passar... Mas como diz e mto bem nao fosse um ditado mt popular: A força interior faz mover montanhas!!! Com mt amor e carinho...aliada a força interior do pá vao conseguir vencer com certeza!!! BJUSX e mts sinceras melhoras! Ana www.anamania.blogs.sapo.pt

o alquimista disse...

Muita...muita força...!


Ditosos são os amantes ao fim do dia, não deixam sombra na noite, trocam palavras, juras em harmonia, e o encanto floresce à cadência da palavra, explode no peito com fome de beijo…

Boa semana


Doce beijo

Rafeiro Perfumado disse...

Um beijo, Sandra, e sê forte, pelo teu Pai e pela tua Mãe.

Anónimo disse...

Sandra,

Custou ler o que se está a passar. Continua a dar força ao teu pai. Sei que isto também é dificil para ti, mas tens que te fazer forte pra ele.

Um abraço bem forte
Paulo