quarta-feira, junho 27, 2007

falando de...


...de suicídio.

hi :)

Hoje ó vistar um amiguito de longa data na sua superficie comercial, o lossmissing, dei de caras c o seu desabafo em relação a um amigo q tentava se suicidar...acabou bem felizmente.
Resolvi então falar um cadinho sobre isto, embora já há mui tempo tivesse vontade de o fazer.

Posso dar um exemplo, o meu pá, q durante uns tempos andava c umas ideias estranhas, mui estranhas memo, q nos levaram a afastar tudo de perto dele e me obrigou a ser um cadinho dura c ele, teve q ser pois o seu desespero n é quantificável...
Passo vos um exemplo de palavras dele:

- n tou pa me xatear c isso pq só quero é desaparecer...
- ...
- vocês tiram me a medicação daki, mas pensam q mesmo sem poder andar c as minhas pernas eu n vou dar c eles??
- pá...
- n digas nada filha, eu só quero é morrer...
- Pá...
- se preciso fôr eu xego á janela, de rastos mas xego...
- PÁ PARÁ C ISSO...já te ouviste??já viste o eguista q tas a ser?? já paras te para pensar q andamos aki xeias de cuidados a tratar de ti pq te ama mos e tu a pensar asneiras?? axas q tás a ser justo?? Acabas c o teu sofrimento né, e o nosso?? n te interessa??
- ...
- Poisé pá, nós andamos a lutar por ti, pq te queremos connosco e tu pensas dessa forma e tás a nos magoar. N é justo né? a minha má teve q te tirar tudo daki pá n a entendas mal, é para teu bem, para evitar q faças uma loucura sem pensares em nós primeiro. As nossas vidas deram esta volta, mas tem q ser pá, ninguem culpabiliza ninguem do q está a acontecer.

Era isto q eu queria dizer, um suicida n pensa nos outros, só nele próprio, está se burrifando para o sofrimento q causará nos outros q o rodeiam, acaba c o dele q é o mais importante e os outros q cá ficam q sofram pq ele/a n estará aki para assistir a isso. Esta é a minha revolta contra o suicidio.

Tenho pena (e n gosto de ter pena), pela falta de força psicológica q leva a q alguem o cometa, é lamentavel, é terrivel, imaginamos o sofrimento q levou a tal passo...excluo pessoas c problemas (doenças) psicológicas, pq como sempre ouvi dizer: "perdoai lhes senhor pq n sabem o q fazem"

Mas quantos sabem?? quantos o vão fazer em consciencia do acto?? se calhar mais dos q alguma vez possamos imaginar...estes actos são de puro eguismo para mim.

Disseram me ainda há mui pouco tempo q a vida é xeia de adversidades mas q no entanto n são só coisas negativas q nos vão acontecendo, mas ás vezes o momento de negativismo é tal q n nos permite ver as coisas positivas, mas elas existem, estão lá, temos q ser capazes de nos convencer a nós próprios q o positivismo tá presente e q se n o vemos é pq estamos ofuscados c algo.

Alguem q n encontra palavras para me dizer neste momento e q axa, e eu concordo, q se deve encontrar um meio termo entre negativismo e positivismo, disse me assim : "se por acaso houvesse a possibilidade de nos retirarmos de um momento conturbado e ver as coisas de fora, de cadeirinha, tinhamos a noção que esta seria a forma mais sensata de encarar o problema."...o bom senso imperando...

sem mais

fikem bem e fazeinde o favor de ser felizes

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tus da lua

Sandra.

8 comentários:

Nanny disse...

Eu questiono-me muita vez se o suicídio é um acto de coragem ou de cobardia... cobardia por não querer enfrentar os problemas e o sofrimento, deixando-o assim para os outros... mas depois penso, é preciso ter coragem para acabar com a própria vida, saber que não vai haver mais... enfim!

Beijinhos da gata para a Lua

Sandra. disse...

:)

como eu inicialmente nanny, quando me comecei a questionar sobre as causas, realmente é preciso coragem pa sacabar c a própria vida, mas xeguei á conclusão q o eguismo é mui maior q qq amontoado de coragem nina, só mostra akilo a q tamos cada vez mais habituados a ver, ppl q só olha para o próprio umbigo, ó então usando outras palavras, q se danem os q cá ficam...q algo se faça presente na minha cabecinha pa eu perceber q tou errada.

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Vício disse...

umas das possiveis causas que levam muita gente a pensar nisso é a depressão associada a uma baixa auto-estima.
o caso de algumas pessoas não pensarem em egoismo é porque se acham um estorvo, que apenas estão a atrapalhar a vida de quem amam... e não me adianto mais no assunto...

Sandra. disse...

:)

axas q n sei isso biciante?? leste bem o q escrevi?? um doente psicológico NÃO É UM atrasadinho mental, são várias as doenças de foro psicológico q podem levar a q acabem c a vida...

eu entendi biciante, eu entendi...

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus bués pa tu da lua

Unknown disse...

O suicídio é um tema muito polémico porque depende muito de indivíduo para indivíduo. Depende da força psicológica de cada um e ninguém no seu perfeito juizo suicida-se sem motivo. O desespero leva a essas atitudes.
Para te ser sincera "compreendo" o teu pai pois ele acha-se inútil e um estorvo. Não considero egoismo, é um grito de desespero, sofrimento e abandono à vida. Só com o tempo, muito amor e apoio é possível fazê-lo tirar essas ideias idiotas da cabeça.
O hospital ou a segurança social não facultou nenhum apoio psicológico ao teu pai?? Nesta altura ele precisava estar entretido e ser acompanhado por um especialista para não entrar em depressão e não se deixar levar por pensamentos negativos. Ó país pobre que temos!!

Beijos e força!!

Sandra. disse...

:))

hi silbita

eu sei q é, é um tema q falado assim parece q se torna banal, depois de me ler disse pa mim própria q sou má...masé assim q penso.

Népias nina, n tem apoio nenhum, só o nosso memo, já falei c a nossa médica várias vezes sobre isso e a resposta dela é: "o teu pai n precisa, é um gajo fote", mas para o próximo mês vamos á consulta ao hospital e falarei c o médico de CV para ver o q axa e poderá fazer, embora n tenha esperanças q faça algo pois as palavras q me disse foram: "Sandra, pensei o pior, mas o seu pai está até psicologicamente a aceitar mui bem tudo isto"...os gajos são assim, alguns né, c os de fora tá sempre tudo bem, c os de dentro a coisa agrava bués, cambada do catano, haja paxorra...Sabes gajinha o meu pai em casa está num mutismo enorme, quase n diz nada e pa dizer algo temos q tar ali a puxar lhe as palavras c uma retroescavadora, só pensa e pensa e pensa...qq dia ainda temos uma surpresa...

hospitais e seguranças sociais, é tudo a mema mrda, só o xeiro é ké difrente topas?

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

O Micróbio II disse...

O suicídio é sempre um acto de cobardia, facto que fizeste ver e bem ao teu pai sob o ponto de vista do egoísmo. Coragem é ennfrentar os problemas com seriedade... no entanto falar é fácil e não sabemos o que passa na cabeça de uma pessoa que está nessa situação... estou completamente de acordo que determinadas situações devem ser acompanhadas por especialistas! Sempre em prol da vida humana!

Sandra. disse...

:)

Penso q fiz bem sim Carlos, dei lhe um abanão, meiguinho mas dei :) se adiantou? craro q sim, pelo menos n o ouvi mais a dizer q queria morrer...

É o q eu penso, exceptuando algumas situações criticas, mas de qq das formas há um dizer popular q diz "são tolos são tolos mas só fazem mal aos outros e nunca a eles próprios", e eu concordo, é uma grande verdade, analisa este dizer.

beijuuuuuuuuuuuuuuuus meus pa tu