sexta-feira, abril 20, 2007

Noticias sobre o meu pai


Hi :))

Mui ppl me tem perguntado pelo estado do meu pai, pois bem, axei mihor escrever aki.

O estado do meu pai é o mesmo, uma perna amputada, mais dois dedos amputados da outra, algaleado e de fralda, a colocar autocolantes no coração, a fazer medicação, para o sangue, anti-coagulante, medicação para as dores, ainda n vi o meu pai um dia q seja sem dores, há um ano q está assim, medicação para isto e para aquilo, uma fartura de drogas.

Como já falei num post anteriormente, o meu pai foi recentemente operado para fazer a amputação a dois dedos do pé, pois ainda andamos ás voltas em tratamentos e mais n sei k, na tentativa de lhe salvar o pé. O aborrecido é lidar c mais q um médico e c várias enfermeiras, pois uns dizem uma coisa e outros dizem outra, uns têm uma forma de trabalhar e outros outra, então, e até á pouco tempo atras o meu pai parecia um bombinho de festa, vinha um dizia isto e o outro a seguir dizia aquilo, mas, e dentro dos possiveis, o meu pai tem sido bem tratado, dando exemlos:
um médico disse para o meu pai fazer o curativo ao pé dia sim dia não e o outro mandava o fazer o curativo diáriamente.

Uma enfermeira, q pracasu tem sido espectacular no tratamento ao meu pai, dizia para n taparem o pé ao meu pai e n colocarem ligaduras pq ele tem o pé mui sensivel e podia acontecer de o masserarem, e n é q aconteceu mesmo??ganhou uma escara no pé e mais uma ulcera (ainda acastanhada, q me levou a pensar ser uma mancha de betadine) por baixo do mesmo. O médico disse me a mim q n podiamos deixar q tal acontecesse:

- então doutor o q hei de fazer??
- Sandra tem q avisar qm lhe faz o curativo q n pode ser assim.
- Mas eu faço isso, sou eu q acompanho o meu pai para tudo, farto me de dizer o q o senhor mandou mas n adianta, só obtemos más respostas, eles é q sabem e ainda dizem q os médicos percebem de teorias e eles de práticas. Só há uma hipotese de me ouvirem...
- ???qual??
- Gritando e deitando akilo abaixo. Só q já vi o filme e depois proibem me a entrada para acompanhar o meu pai.
- :)))
- O doutor podia me fazer um favor, escrever o q diz numa carta.
- Já fiz isso sandra, e parece q n adiantou...
- eu sei, mas qm tem essa carta é o centro de saude q aos fins de semana e feriados n estão, então temos q nos dirigir a outro onde fazem turnos, e onde encontramos pessoas diferentes sempre q lá vamos, eu precisava de uma carta para ter comigo, será a unica forma de fazerem o q tem q ser feito.
- ok, assim será.

E finalmente tem sido assim estas ultimas vezes q o meu pai tem feito o curativo :) tem andado c o pé mui controladinho e é tudo feito como o doutor pede :) a ulcera (ainda em forma de mancha) q ganhou é da posição em q o meu pai tem o pé, pq ele n tendo sensiblidade no pé n percebe quando o está a magoar, mantendo se na msm posição e provocando q isto aconteça, então perguntei como deveriamos agir e a srª enfermeira disse:

- eu n entendo !! pq qm deveria ensinar os cuidados básicos ao tratamento de um doente no estado do seu pai deveria ser qm o vai tratar diariamente.
- Mas isso n acontece enfermeira...temos lidado c o meu pai como entendemos q devemos fazer e sempre da melhor forma q sabemos e podemos sem o fazer sofrer mais.

Lá esteve a dar nos umas lições-zitas :)

Mas ontem, antes da consulta a srª enfermeira veio buscar o meu pai para o gabinete de enfermagem, onde o meu pai fez uma pequena cirurgia, pela segunda vez, q só é feita no bloco pq obriga a anestesia geral, mas como o meu pai n tem sensiblidade no pé, o doutor operou o mesmo ali, pela segunda vez eu assisti e pela 2ª vez o doutor me disse q se eu fosse sensivel para me retirar, mas n me retirei :)) ajudando no q podia, por exemplo segurando na perna do meu pai. Ao fim de algum tempo eu pousei a cabeça sobre o joelhito do meu pai e diz o doutor:

- Sandra, está a sentir se mal?? quer sair??
- :) tá tudo bem doutor.
- Veja lá, isto n é nada bonito de se ver, xega msm a parecer algo bruto...
- tou bem doutor, tou bem :)

Entre bisturis e lâminas e soro e betadine, lá ía o doutor cortando peles mortas e acertando os bocadinhos de osso, cortados c um alicate...

Estava uma enfermeira estagiária no gabinete, q se afastou e sentou mui branca, e diz a enfermeira q dava apoio ao doutor:

- tás branca, keres sair??
- não não :), estou bem.

lolol, q tirosa, tava q n podia mais :))

Voltamos lá para a semana para ver a progressão, mas o doutor avisou q está a tentar salva lo da amputação do pé, pq ainda corre esse risco, infelizmente...FINALMENTE EU ESTOU A ASSISTIR A FAZEREM ALGO PELO MEU PAI.

fazeinde o favor de serem felizes

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tus da lua

Sandra.

nb - Epah sinto me ma gaja xeia de coragem, por ter estado a acompanhar este momento do meu pai...yeees n o deixei alone...mas deixainde me dezer q n foi mui fácil naum,akilo faz buééééééééés dimpressão.
Até os bombeiros se pasmaram por eu ter ficado lá a assistir...ihihihih

nb 2 - ah, quase me eskecia de vos dizer q ganhei coragem e falei c o médico, pq ele ía mandar o meu pai para ser seguido pelo médico q lhe fez a amputação dos dois dedos,só q n mandou, pq eu lhe pedi para q fosse ele a seguir o meu pai :)))))

nb 3 - quanto ákela reclamação q apresentei no livro hospitalar, recebi há algum tempo uma cópia da justificação do director do serviço, explicando ao director do hospital q me foi dito q n podiam dar mais medicação ao meu pai do q a q estava prescrita, até aki tudo bem né, realmente isto foi me dito, mas n foi esta a reclamação q fiz, aguardo as cenas dos próximos capitulos :)) n vou desistir, principalmente depois de mais um médico q n conhecia de lado nenhum mais uma vez me ter faltado ao respeito...na hora certa as coisas vão ao sitio...ówó...

8 comentários:

Vício disse...

qd for grande quero uma filha como tu! :)
desejo bons progressos para o teu pai!

Sandra. disse...

:))

té inguli in seco caraças ;))

(babanduuuuu)

bigadu biciante :))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

nb - aprubeito e deixo já aki o recadito q todos os vossos cumprimentos e desejos lhe são entregues, e ele apesar de sorrir diz me assim: "bai á merda mais a net" :)))))))))))))relembro q o meu pai sofre de uma alergia qq á net, épah num o intendo e assim mas o pior é quando lhe digo: "pá, tu falas falas falas e num dizes nada, ké q sabes da net hã?? ficas a saber q qq dia quando te sentares e eu tiber tempo (€), bou cumprar 2 portáteis, um pa mim e um pa ti pa fazeres as tuas contas e biajares pelo mundo e fazeres descobertas e assim, e o mihor de tudo é q óspois falamos no émésséne :)))))) num digo o q ele me responde q parece mali e assim ;))))

Unknown disse...

Parei aqui neste blog através do Rafeiro perfumado ;) e fiquei muito sensibilizada com a tua história... Desejo que tudo corra bem dentro do possivel e admiro a tua coragem, muito. Parabéns!

Beijinhos

Sandra. disse...

hi silvia :)

bigadu pela visita :) já andei a kuskar um cadinho o teu blog, mas foi de fugida, assim q tiver mais um tempinho voltarei lá :))

Esta já é uma longa história nina, sem termino á vista, vamos indo e aguentando e dando o melhor q sabemos e podemos ao meu pai numa tentativa de minimizar a sua dor.

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Rafeiro Perfumado disse...

Mas que bem, já tens visitas de pessoas por meu intermédio e tudo. És uma mulher de coragem, Sandra, e só o teu Pai saberá o bem que lhe faz contar com a presença da filha para lhe dar força! A minha mais que sentida vénia, a sério!

Por outro lado, fiquei desiludido por neste poste não haver um desenho teu. Não fosse pelo rabisco do homem-supositório do texto anterior e não tinha conseguido dar a minha risada habitual! ;)

Um grande RAUF para ti, gaija!

Sandra. disse...

:))

gajooooooo raf

n faço nada demais, apenas o q qq pessoa faria, penso eu de q.

desiludido??????? seu rafeirola mais desnaturado, fui eu q fiz a a montagem (imagem c a frase pah), oya o descaramento :))))

vem voltado gajo :))

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

O Micróbio II disse...

FORÇA, MIÚDA! Nunca a coragem é demasiada quando se trata de defender uma vida, nunca a vontade é tanta quando temos nas nossas mãos a vida de alguém, nunca haverá falta de força quando temos de lutar pel vida de alguém... mas também te digo que é muito fácil estar deste lado e dizer-te coisas destas.... quando chegar a minha vez de ter de cuidar dos meus velhos (sogros incluídos) e fazer com que tenham uma vida digna (e não uma morte digna, como defendem aqueles que acham que existe dignidade na morte) até ao fim... eu quero ver! FORÇA, MIÚDA!

Sandra. disse...

:)) Carlitos

Ás vezes penso de q serei feita, outras penso no q são os meus problemas comparados c os daqueles q sofrem tb...

Sim miau, o importante é dar uma vida digna enquanto vivemos, n são necessários luxos,o amor é tudo né.

n largarei o meu pai :))

beijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

Sandra.

nb - xamaste me de miuda?? MIUDA?? oya os avusus ;))))))))))